Perdida em um canto do Mapa Mundi, no Sul do Mundo, a pequena Ilha de Florianópolis é como aquela amiga engraçada que, mesmo em uma festa repleta de gente famosa, consegue roubar a cena. Com sua elegância natural e simpatia contagiante, a ilha é uma verdadeira lady e tem conquistado os olhares e corações de todos os seis continentes. O hino local, com sua poética referência a “um pedacinho de terra, perdido no mar de beleza sem par”, é uma verdadeira ode à sua singularidade. Não é à toa que russos, holandeses e libaneses, entre outros, se encontram por aqui, maravilhados, como se tivessem descoberto um novo continente. Afinal, o patrimônio histórico e a natureza exuberante que adornam cada canto da ilha fazem jus ao prestígio que Florianópolis desfruta, como uma estrela que brilha intensamente no vasto céu do turismo mundial.
O prefeito de Floripa, Topázio Neto, enfatizou com clareza alguns fatores cruciais que contribuíram para isso e destacou as expectativas para o verão 2025:
“Não tenho dúvidas de que Florianópolis vai testemunhar uma das maiores temporadas de verão da sua história. Os mais de 145 voos internacionais por semana previstos para o período, preços atrativos e que contemplam diferentes públicos no modal rodoviário, além da tradicional programação de grandes eventos dessa época, como o Réveillon, que este ano promete um grande espetáculo, devem impulsionar a escolha por nossa cidade como destino. Nossa expectativa é que mais de dois milhões de pessoas venham em busca de lazer com a família, aproveitar nossas praias, riqueza culinária e cultural, em uma cidade que cada vez mais é reconhecida pela sua segurança e sustentabilidade”.
Zena Becker, secretária de turismo, cultura e esporte de Florianópolis pontuou a segurança e o acesso à informação:
“Sempre que pensamos em proporcionar uma boa experiência turística, estamos falando, antes de qualquer outro aspecto, de garantir que a cidade tenha uma estrutura adequada para receber os visitantes. Isso passa pelo acesso à informação, pelo acesso aos serviços de saúde, segurança. São ações em conjunto colocadas em prática para que a cidade ofereça o que tem de melhor”.
Verão 2025
Nos últimos meses, os Centros de Atendimento ao Turista foram totalmente revitalizados e distribuídos em cinco pontos estratégicos da cidade, que deverão facilitar a vida de quem estiver com dúvidas ou buscando por dicas de como usufruir a cidade.
Com o apoio do Corpo de Bombeiros, 29 praias contarão com serviço de guarda-vidas, com ativação já na segunda semana de dezembro e a atuação de pelo menos 130 profissionais
Para manter o ambiente conservado, a limpeza da Ilha será diária em 43 km de orla, com a adição de mais de 100 garis temporários.
Voos Internacionais
Aeroporto Internacional de Florianópolis amplia voos internacionais diretos
Destaca-se 4 rotas internacionais regulares durante todo o ano: Buenos Aires (GOL e Flybondi), Santigo do Chile (SKY, Latam e JetSmart), Lisboa (TAP) e Panamá (Copa Airlines).
Já para a temporada de verão é possível voos diretos também aos seguintes destinos: Córdoba e Rosário, na Argentina, Assunção, no Paraguai, Lima, no Peru e Montevidéu, no Uruguai.
Florianópolis é tão valiosa quanto um tesouro, seu brilho é intenso e provavelmente, continuaremos a ouvir elogios nas mais variadas línguas, afinal, o mundo inteiro pode desfrutar e se apaixonar por esse “pedacinho de ouro”. Até a próxima edição.