Skip to content Skip to footer

MEDICINA 4.0

Essa nova tecnologia da medicina aborda inovações aplicadas à medicina com investimentos na saúde mental e física dos pacientes. E é essa a lógica da Medicina Integrativa e da Medicina do Estilo de Vida, áreas da medicina que despontam recentemente no cenário mundial em busca de prevenção, diagnóstico precoce e a avaliação da doença como um todo, dentro do conceito Holístico. O Holismo é uma abordagem no campo das ciências humanas e naturais que prioriza o entendimento integral dos fenômenos gerados pelo corpo humano, como por exemplo a relação dos eixos hormonais e produção das glândulas de nosso corpo; o metabolismo das células, que alimentam as reações químicas de nosso corpo e dependem em parte da ativação de tais hormônios; e o circuito neuronal, que comanda, através do Sistema Nervoso Central e do Sistema Nervoso Autônomo, a condução elétrica e ativação de áreas do nosso corpo, como a atividade motora ( andar, exercitar, etc), atividades autonômicas (batimentos cardíacos, respiração, movimento gastrointestinal e outros) ou de neurotransmissão ou condução elétrica dos neurônios, como as emoções, a memória, o comportamento, as funções motoras, a resposta automática a fenômenos externos e até mesmo os mecanismos de sobrevivência.

Dentro dessa nova lógica médica associada a tecnologia da IA (Inteligência Artificial) nos deparamos com tecnologias intuitivas que nunca substituirão o pensamento humano e sim, necessitam de abordagem e compreensão humana para avaliar os efeitos de uma doença e sua ligação com o microcosmos (família) e o macrocosmos (sociedade) onde o indivíduo adoece e demonstra que a etiologia (causa) da doença não está limitado à genética (hereditariedade), a um soma (órgão) ou a uma lógica de mecanismo viral, bacteriano ou de apoptose celular (morte) , como nas doenças cancerígenas. Mas sim a uma complexa rede de intrínsecas relações com a sua percepção do meio ambiente, a psique humana e as emoções geradas pela doença em questão; sua alimentação e o seu próprio estilo de vida, onde a percepção da doença e as emoções que a mesma envolve poderá ditar a gravidade dos sintomas e o tempo de permanência, além de ditar a resposta emocional à dor ou aos sintomas e sua percepção individual.

E nesses 40 anos de exercício da medicina, que completo esse ano, melhor assunto como a Medicina 4.0 não poderia me prover de evidências científicas e sua relação com a medicina integrativa, como o aparelho chamado ES Complex, adquirido há 20 anos por nossa equipe médica, onde simples parâmetros de coeficiente de pressão interna das células (pletismografia).

A carga elétrica que a mesma gera em suas reações metabólicas (bioimpedância) e a quantidade de oxigênio gasto nessas reações metabólicas (oximetria) são analisados. Esses 3 parâmetros ditam como uma célula se desenvolve, reage ao metabolismo e gera suas funções, seja uma célula renal, nervosa ou outra qualquer. Sua carga, pressão interna e gasto de oxigênio definem como a célula está a funcionar : para mais ( parâmetros aumentados) que pode significar um processo inflamatório agudo; para menos, sugerindo uma degeneração celular crônica; ou até mesmo com diferenças para maior pressão com menor carga elétrica gerando padrão de edema celular e mau funcionamento; ou com menor pressão, maior carga elétrica e alto gasto de oxigênio como em padrões repetitivos de células com metabolismo acelerado, típico de células cancerígenas.

O cruzamento desses dados nos fornece diretrizes não só para definir exames necessários para abordagem dessas doenças, como também a associação de sintomas e sinais para diagnóstico precoce, tratamento precoce e prevenção.

O aparelho conta com um holograma de corpo onde podemos visualizar com o paciente o órgão afetado e, de imediato, junto com o paciente, pesquisar sintomas e sinais de doenças naquele órgão ( 0 paciente se torna o protagonista de sua doença, aderindo e com melhor resposta ao tratamento. Os padrões lidos na hora são delineados por cores que correspondem a inflamações agudas (rosa e vermelho) doenças degenerativas como disbiose intestinal grave ou o câncer (verde musgo), inflamações crônicas como artrose, esteatose, ateromatoses, nefroses (azul escuro), redução da função do órgão (violeta a roxa) e até mesmo doenças ligadas ao estilo de vida (verde).

Dessa maneira, o aparelho, na verdade, fornece ao médico dados que direcionam as perguntas de anamnese, na busca de sintomas e suas relações com os órgãos, na relação doença, estilo de vida e padrão comportamental psíquico e na interligação dos órgãos alterados e a gênese da doença como um TODO. Doenças cardíacas, Síndrome do intestino irritável, Disbiose Intestinal, Ansiedade generalizada, Depressão, Transtorno de Humor, Doenças inflamatórias intestinais, Hipertrofia de Próstata, distúrbios menstruais, Menopausa, retenção de líquido, Stress grave, problemas respiratórios, patologias da coluna vertebral, doenças neurodegenerativas crônicas, deficiências nutricionais, resistência insulínica e déficits hormonais estão no roll de patologias medidas e analisadas por esse aparelho.

Deixe um comentário

OURO – Revista e TV

OURO – Revista e TV

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates